Publicado em 15.04.2010, às 19h25Fabiana Maranhão Especial para o JC Online
Esta sexta-feira (16) será decisiva para os feras que vão fazer o vestibular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O Conselho Universitário se reúne a partir das 8h, na sala de reuniões do Centro de Tecnologia e Geociências da universidade, para discutir como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será usado na seleção deste ano.
A reunião será presidida pelo reitor Amaro Lins. Ele adianta que vai defender a manutenção do Enem no lugar da primeira fase do vestibular, como foi no ano passado. "Só assim teremos condições de avaliar de fato se este modelo é melhor ou não que o anterior. Só um ano é pouco", argumenta.
A única mudança que será proposta pelo reitor é que as provas específicas correspondam a 50% da nota final e o Enem, a outra metade. "No ano passado, o Enem valia 45% porque não incluía a prova de línguas. Este ano, o exame terá questões de idiomas", detalha Amaro Lins.
O encontro deve reunir cerca de 60 pessoas, entre pró-reitores, diretores e vice-diretores dos centros acadêmicos, representantes dos professores e dos alunos.
A falta de definição sobre o uso do Enem no vestibular, passado mais de um mês do início do ano letivo da UFPE, tem preocupado feras, professores e diretores de escolas que dependem do calendário das universidades para planejar as atividades escolares.
UNIVERSIDADES PÚBLICAS - Outras universidades públicas no Estado também não definiram como vão utilizar o Enem, como a Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a Universidade de Pernambuco (UPE) e a Federal do Vale do São Francisco (Univasf).
É provável que a UFRPE e a Univasf mantenham o exame nacional como única forma de ingresso nas instituições. "É grande a possibilidade de que se continue usando o Enem dessa forma. O conselho universitário ainda não se reuniu para discutir o assunto, mas a tendência é que permaneça assim", antecipa o diretor de registro e controle acadêmico da Pró-Reitoria de Ensino da Univasf, Luiz Mariano Pereira.
A UPE já sinalizou que não haverá mudanças no vestibular deste ano, mas o tema ainda será debatido. A decisão deve sair ainda este mês.
O Ministério da Educação ainda não anunciou em que data o Enem será realizado este ano. O ministro Fernando Haddad chegou a falar sobre a possibilidade de o exame ser aplicado nos dias 6 e 7 de novembro.
Fonte: http://jc.uol.com.br/canal/vestibular/noticia/2010/04/15/decisao-da-ufpe-sobre-uso-do-enem-sai-nesta-sextafeira-219376.php
Nenhum comentário:
Postar um comentário