Do JC Online
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) divulgou mudanças para o Vestibular 2010.2, que será realizado até julho, uma vez que o segundo semestre letivo de 2010 começa em agosto. Serão utilizadas apenas questões com proposição de múltipla escolha, ficando de fora as questões abertas e numéricas (V ou F). O exame do meio do ano será para os cursos de engenharia do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), câmpus Recife, e as licenciaturas em física, matemática e química, do Centro Acadêmico do Agreste, em Caruaru. Esses cursos tiveram vagas ociosas no último vestibular. As vagas para os cursos a distância oferecidos pela UFPE também serão disputadas no Vestibular 2010.2. São oferecidas as licenciatura em letras – português (polos Ipojuca, Limoeiro, Pesqueira, Trindade, Jaboatão dos Guararapes e Recife), letras – espanhol (Garanhuns, Surubim, Tabira, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Recife) e matemática (polos Garanhuns, Surubim, Tabira, Jaboatão dos Guararapes e Recife).São 233 vagas para as engenharias e 40 vagas para cada curso oferecido em Caruaru. Para a modalidade a distância serão disponibilizadas 850 vagas, sendo 300 para letras – português; 300 para letras – espanhol e 250 para matemática.
Os cronogramas com prazos e valor de inscrição, datas das provas e resultados dos vestibulares serão divulgados depois. O vestibular para engenharias segue o modelo do Vestibular 2010 da UFPE, tendo o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) como primeira fase e provas específicas elaboradas pela Covest (Comissão de vestibular) na segunda etapa. A nota do último Enem valerá 45% da média final. Os outros 55% serão conquistados com o desempenho em quatro provas (matemática, física, química e redação, além de duas questões discursivas de português). Não haverá teste de língua estrangeira. Como as questões não serão abertas, o tempo de aplicação também foi reduzido. Ao invés de 4 horas e meia, os feras terão quatro horas para responder o exame. Segundo Ana Cabral, pró-reitora acadêmica da universidade, provavelmente os alunos farão a redação, duas discursivas e química no primeiro dia. Física e matemática ficariam para o segundo, mas ainda não foi confirmado. A seleção do Centro Acadêmico do Agreste vai dispensar o Enem, sendo aplicada uma única etapa em dois dias consecutivos de provas. As questões poderão ser respondidas em até quatro horas e meia. No primeiro dia, redação, duas discursivas, português (gramática e literatura), língua estrangeira, história e geografia. No segundo, provas de física, química, matemática e biologia. INGRESSO EXTRAVESTIBULAR – O câmpus de Caruaru também terá ingresso extravestibular externo, que usará as mesmas provas do vestibular de meio de ano, com pesos específicos para cada curso, nos mesmos dias e horários. O ingresso extravestibular é voltado para estudantes de outras universidades que tenham cursado, no mínimo, 25% e, no máximo, 60% da carga horária do curso de origem. Os portadores de diploma graduados nos últimos cinco anos também podem concorrer ao processo.
Fonte: http://jc.uol.com.br/canal/educacao/noticia/2010/05/27/ufpe-anuncia-mudancas-para-o-vestibular-20102-223316.php
quinta-feira, 3 de junho de 2010
Vestibular da UFPE ficará mais difícil
Candidatos que farão vestibular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no próximo ano terão mais trabalho para conquistar a vaga. O Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão decidiu, esta semana, que questões discursivas serão incluídas nas provas das disciplinas específicas da segunda etapa do vestibular. Para este ano, estão mantidos apenas os dois quesitos discursivos de português. O conselho não definiu ainda o número dessas questões em 2011, mas prevê uma ou duas por matéria.A pró-reitora acadêmica da UFPE, Ana Cabral, acredita que a inclusão das discursivas no concurso do ano que vem tornará a seleção mais completa. “As discursivas vão além do conhecimento meramente memorizado. O estudante tem que articular ideias, avaliar, mostrar entendimento. É um quesito mais completo”, observa a pró-reitora acadêmica. “Preferimos adotar a novidade apenas em 2011 para não interferir na preparação de quem fará o vestibular este ano”, diz.REDAÇÃO - No vestibular do final deste ano, a UFPE não decidiu ainda se a nota da redação será computada na média da primeira fase, já que a prova que valerá é a do Enem (ao contrário do ano passado), ou se os pontos migrarão para a segunda etapa.
Fonte: http://jc.uol.com.br/canal/educacao/noticia/2010/05/28/vestibular-da-ufpe-ficara-mais-dificil-223353.php
Fonte: http://jc.uol.com.br/canal/educacao/noticia/2010/05/28/vestibular-da-ufpe-ficara-mais-dificil-223353.php
Assinar:
Postagens (Atom)