sábado, 27 de março de 2010

Sobre idiomas no ENEM ( Informações adquiridas no início de 2010)

14/05/2009 - 13h01
Enem será obrigatório para estudantes da rede pública a partir de 2010
Da Redação*Em São Paulo
O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) passará a ser obrigatório a todos os alunos do ensino médio público a partir de 2010. A decisão foi tomada na manhã desta quinta-feira (14), em reunião do MEC (Ministério da Educação) com o Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação). De acordo com o MEC, a prova poderá servir para certificar os cursos.
Fonte: http://educacao.uol.com.br/ultnot/2009/05/14/ult1811u313.jhtm


30/04/2009 - 17h35
Inglês fica de fora do novo Enem em 2009, diz MEC
Simone HarnikAna OkadaEm São Paulo

O novo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que pretende substituir vestibulares de instituições federais em todo o país, não vai ter perguntas de inglês em 2009. A disciplina é habitualmente avaliada pelos processos seletivos, mas foi excluída porque há escolas que não estão preparadas para o exame de idioma.
"Isso pegaria muita gente de surpresa", explicou o presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), Reynaldo Fernandes. "O novo Enem foi concebido com a prova de línguas, mas o comitê [que elabora as diretrizes da prova] achou que era melhor tirar esse ano."
Enem 2010 terá inglês e espanhol
Fernandes afirma que em 2010 a disciplina vai fazer parte da prova, com mais uma novidade: haverá a cobrança de conhecimentos de espanhol. "Como há escolas que ensinam espanhol em vez de inglês, vamos deixar a cobrança para o próximo ano. Este ano foi uma exceção".O presidente do Inep ainda não deu detalhes, no entanto, sobre como será realizada a cobrança das disciplinas. Nem se o estudante poderá optar por um dos idiomas ou se terá de responder a testes dos dois.
Fonte: http://educacao.uol.com.br/ultnot/2009/05/14/ult1811u313.jhtm


23.05.2009
Enem 2010 - inglês e espanhol para todos
Estava lendo a ata da audiência pública sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), do dia 6 de maio de 2009, onde estava presente, entre outros o Sr. Héliton Ribeiro Tavares, diretor de Avaliação da Educação Básica.Houve uma explicação sobre o Enem e aí começaram as perguntas. Na questão 3, a Sra Francisca Paris da Editora Saraiva pergunta: "Vão incorporar as matérias de filosofia e sociologia ainda este ano? E as línguas estrangeiras no ano que vem serão opcionais?"A resposta do professor Héliton - Inep diz o seguinte: "Filosofia e sociologia já fazem parte dos parâmetros curriculares nacionais da área de ciências humanas. Língua estrangeira comporá a prova em 2010 com obrigatoriedade em inglês e espanhol para todos".Será que eu entendi direito... Inglês e espanhol para todos? O aluno não vai escolher?Leia a ata na íntegra.
postado por Beto Cosentino, às 09:01
Tags:enem 2010, inglês, espanhol, inep

Fonte: http://blogs.abril.com.br/vestibular/2009/05/enem-2010-ingles-espanhol-para-todos.html

Alguns comentários : “BLOG DO VESTIBULAR”
Comentários
postado por escola Luiza Formighieri
o aluno devera optar por ingles ou espanhol?
(5/6/2009 13:32:10)

postado por Beto Cosentino
Oi LuizaO Enem deste ano não terá língua estrangeira.Somente no ano que vem e eles devem dizer se haverá escolha ou se serão as duas línguas.Um abracinho
(5/6/2009 14:34:13)

postado por Marcelo Nunes
Certíssimo. Se queremos ser o país do futuro, comecemos por ser trilingues, como na Bélgica, Suiça, etc.Se até na China muitos falam Inglês E espanhol. Se até o falecido presidente do Iraque falava Inglês E espanhol
(5/7/2009 17:33:57)

postado por Beto Cosentino
Oi MarceloAcontece que o do Iraque, do Irã, da França não falam português!Nem o nosso!E em represália nós não iremos falar igual a eles!Obrigado pela visita e volte sempre!
(6/7/2009 11:41:12)

postado por Sam
Mais uma x os estudantes de escolas publicas irao fikar em desvantagem,pois pelo que sei nao ensinam espanhol em publicas...antes de radicalizar e imitar o vestibular do exterior,o governo deveria imitar o ensino desde a series iniciais do exterior para depois sim aplicar um vestibular como o deles...
(15/7/2009 4:51:09)

postado por Beto Cosentino
Oi SamanthaA língua estrangeira é uma necessidade crescente. Esta história não vem de agora e deve ser cobrada como qualquer outra. Eu acredito que o estudante poderá escolher uma opção até que seja implantada a obrigatoriedade nas escolas.Boa prova!
(15/7/2009 10:30:18)

postado por André Cavalcante
Há uma lei que entrará em vigor o ano que vem que diz que em todas as escolas públicas será ensinado ingles e espanhol.Então no ENEM será combrado as duas e sem opção!
(16/7/2009 8:06:27)

postado por Beto Cosentino
André, tudo bem?Você tem razão! E usou o verbo no tempo certo: "será cobrado".Acontece que se realmente começar a ensinar o espanhol, isso deverá acontecer no país todo.Existe professor de espanhol pro Brasil inteiro? O que será cobrado depois de um ano de aula de espanhol? Haverá questões de gramática espanhola?Vou dizer que será impossível achar um professor de espanhol para cada sala de ensino médio.Não acredito que seja obrigatório nos próximos três anos, no mínimo!Boa sorte!
(16/7/2009 11:01:47)

postado por Maria Imerentina Rodrigues Ferreira
A LDB aponta para o ensino de pelo menos uma língua estrangeira no fundamental e duas no ensino médio o que não é cumprido, mas esta escolha é da comunidade e do aluno dentro daquilo que a instituição puder oferecer. Existem cursos de licenciatura em muitas línguas pelo menos no Rio e São Paulo. Na prática, na vida acadêmica é o inglês e o francês o que mais se utiliza. Não há por que limitar ao inglês e espanhol em um mundo globalizado, em que temos relações comerciais com todo planeta. A lei fala da importância da língua estrangeira, no congraçamento entre os povos, importamos e exportamos, aprendemos com todo o planeta. Fico preocupada com a deturpação da lei e do exposto nos PCN que falam da importância de se aprender as mais variadas línguas. O Brasil tinha que se preocupar mais em difundir a língua portuguesa, do que em aprender espanhol, ainda que não tenha nada contra, que se aprenda o espanhol, o italiano, o alemão, o japonês, o chinês, etc. É preciso que lembremos que o Brasil recebe um número grande de hispanofones que vem fazer pós-graduação no Brasil, e que nos últimos dados da CAPES em que se listava o destino por país para estudos de graduação e pós-graduação no exterior aparece a França em primeiro lugar, mesmo na frente dos EUA. E as pessoas desconhecem a experiência da França em termos de aprendizado de língua estrangeira, que é exemplar. Lá todas as escolas têm inglês e mais uma ou duas línguas estrangeiras, espanhol, alemão, português, holandês,etc
(16/9/2009 16:05:23)

postado por Beto Cosentino
Olá Maria ImerentinaTomo a liberdade de chamá-la de você, só pra te dizer que conhecimento gera argumentos e contra bons argumentos só posso dizer: "Você tem toda a razão!"Volte sempre!Um abraço
(16/9/2009 16:21:08)

postado por Reinaldo Pantoja
Olá Maria Imerentina, Assim como o Beto Cosentino, tomo a liberdade de chamá-la de você para dizer que você está com a razão. Na minha opinião,realmente o ENEM não deveria limitar a oferta a somente duas Línguas Estrangeiras Modernas (inglês e espanhol). Entretanto, acredito que incluir outros idiomas implicaria elevar os custos (elaboração, impressão, distribuição, etc) da prova e o benefício atingiria somete uma minoria de alunos, visto que a quantidade dos que fariam opção por outros idiomas (francês, italiano, alemão, japonês, etc) seria irrelevante, numericamente falando. A Globalização, nesse caso, tem um custo, e elevado.Um abraço.
(19/12/2009 22:34:51)

postado por Beto Cosentino
Olá ReinaldoObrigado pela visita!Feliz Natal
(21/12/2009 14:39:04)

postado por Edjanio Mendes
Olha, gente, aqui na minha cidade Itapécuru-Mirim, interior do Maranhão, o espanhol é oferecido obrigatoriamente no ensino médio juntamente com o inglês nas escolas do estado que são duas. Acredito que nossas realidade têm mudado e que é tempo de parar de nos sentirmos inferior perante o mundo, nosso idioma é similar ao espanhol o que nos dá vantagens na pronúncia, melhor até que para chineses e iraquianos, fazemos fronteira com países hispânicos e temos livre acesso aos principais deles graças ao MERCOSUL.
(4/1/2010 14:54:36)

postado por Beto Cosentino
Oi EdjanioÔba! Alguém com um pensamento positivo! Muito bem! Concordo!Feliz 2010!
(4/1/2010 15:56:24)

postado por Angela
Acredtio que no ENEM o aluno deveria optar assim como já é feito nos vestibulares. Acho que a Língua Estrangeira deveria ser mais valorizada sim! Nós profissionais da área sabemos o quanto sofremos com a descirminação e desvalorização do Ensino da Língua seja Inglês ou Espanhol. Abraços!
(6/1/2010 14:02:41)

postado por Beto Cosentino
Oi AngelaLíngua estrangeira é obrigação. Enquanto os jovens não compreenderem isso...Volte sempre!
(18/1/2010 12:10:16)
postado por rosyane
eu não concordo plenamente porque os alunos deveriam muito bem escolher entre as duas:ingles ou espanhol,as duas ficam muito pesadas pra nós estudantes
(10/1/2010 22:17:24)

postado por Beto Cosentino
Oi RosyaneA verdade é a seguinte: falar uma língua estrangeir é obrigação, duas passa a ser diferencial.Agora, inglês e espanhol, para o Mercosul é obrigação e a terceira é desejável.Um abraço
(18/1/2010 12:08:44)

postado por Suelen Onofre
e como fikm os alunos de escolas publicas que começam ver inglês na quinta serie, sem contar que a maioria das escolas não tem espanhol, e as que tem trabalham com profissionais não capacitados na area (na grande maioria)?
(20/1/2010 20:50:38)

postado por Beto Cosentino
Olá SuelenQuando se propõe isso temos que entender que as coisas devem mudar e melhorar.Aí é que está o problema, não acontecem mudanças!Boa sorte!
(21/1/2010 11:48:09)

Fonte: http://blogs.abril.com.br/vestibular/2009/05/enem-2010-ingles-espanhol-para-todos.html

Mudanças no Sisu

VAGAS NA FACULDADE
Vêm aí Enem e Sisu
Exame deve ser depois das eleições. Seleção Unificada, no meio do ano
O Ministério da Educação (MEC) vai aplicar provas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) no meio do ano. O Enem deve ser aplicado depois das eleições, nos dias 6 e 7 de novembro.A data do Enem foi divulgada ontem pela Agência Brasil, mas não foi confirmada pelo MEC. O Sisu distribui vagas no ensino superior com base nas notas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).O sistema já deu o que falar este ano, com sobra de vagas e chamadas extras. Por isso as mudanças, como a seleção, que agora será feita em apenas uma etapa, em vez das três, que vinham gerando confusão. Cada aluno vai poder se inscrever em duas ou, no máximo, três opções de cursos.As mudanças e o calendário do Sisu foram definidos na última terça-feira, em uma reunião entre o ministro da Educação, Fernando Haddad, e os reitores. Os dois lados concordaram que o sistema vinha causando problemas que ameaçavam até inviabilizar o programa. Uma das falhas observadas era a possibilidade de os estudantes testarem opções desnecessárias, mesmo que não fossem assumir as vagas, saturando o sistema.Entre as mudanças, ficou também aprovada uma lista de espera, que passa a valer já no próximo exame. A ideia é reduzir vagas não preenchidas. O ministério espera, ainda, que todas as universidades federais do país participem do Sisu até o final do ano. Em SC, apenas o Instituto Federal aceita alunos pelo Sisu.

Fonte:
http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a2850321.xml&template=3898.dwt&edition=14362&section=213

Enem 2010

Enem 2010 pode ser no primeiro fim de semana de novembro
Publicado em 24.03.2010, às 14h46Do JC Online Com informações do UOL
O Ministério da Educação (MEC) já tem uma possível data para a realização do Enem 2010 (Exame Nacional do Ensino Médio). As provas poderão ser aplicadas nos dias 6 e 7 de novembro. Nessa terça (23), durante reunião com os reitores das universidades federais, o Ministério da Educação (MEC) apresentou um cronograma preliminar, com início das inscrições em junho e encerramento do processo em janeiro de 2011. As datas ainda estão sendo analisadas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais ).O ministro da Educação, Fernando Haddad, já afirmou que as provas deveriam ocorrer apenas após o segundo turno das eleições.

Fonte: JC online
http://jc.uol.com.br/canal/vestibular/noticia/2010/03/24/enem-2010-pode-ser-no-primeiro-fim-de-semana-de-novembro-217455.php