Esta será a primeira edição do Exame com questões de língua inglesa ou espanhola; MEC deve manter política de não fazer pegadinhas.
Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)
Pela primeira vez, a prova do Enem contará com questões de língua estrangeira: inglês ou espanhol, dependendo da opção feita pelo estudante na hora da inscrição, que se estende até sexta-feira, dia 16.
Como no restante da prova, o objetivo é que o candidato seja capaz de aplicar seus conhecimentos às situações do cotidiano. Perceber, por exemplo, a função ou o uso social de vocábulos em inglês (como “new”, “kids”, “fashion”) que aparecem em anúncios publicitários é uma das habilidades que podem ser cobradas no exame.
Desse modo, alunos que não dominam nenhuma das línguas estrangeiras não seriam tão prejudicados.
LÓGICA – Mateus Prado, presidente do Instituto Henfil e responsável pelo “Guia Prático Novo Enem”, diz acreditar que o Ministério da Educação – MEC vai manter a proposta de não fazer “pegadinhas”, mas, sim, de valorizar o raciocínio lógico.
“A prova deve avaliar se o estudante tem capacidade de continuar aprendendo. Eu apostaria principalmente na interpretação de texto”, revela ele.
Informações de Folha.com
Assuntos: como serão as questões de espanhol do Enem, como serão as questões de inglês do Enem, ENEM, enem 2010, Exame Nacional do Ensino Médio, Guia Prático Novo Enem, língua estrangeira no Enem, Mateus Prado, MEC, Ministério da Educação, o que cai no Enem, presidente do Instituto Henfil, questões de espanhol no Enem, questões de inglês no Enem, questões de língua estrangeira Enem
Fonte: http://novohamburgo.org/site/noticias/educacao/2010/07/14/enem-2010-questoes-de-lingua-estrangeira-devem-valorizar-logica/