quarta-feira, 14 de julho de 2010

CADúnico - O que é? " Para ficar isento da taxa da UPE precisa estar com o número deste programa"

O Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), regulamentado pelo Decreto n° 6.135, de 26 de junho de 2007, funciona como um instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda. É utilizado, obrigatoriamente, para a seleção de beneficiários e para integração de programas sociais do governo federal.

Devem ser cadastradas as famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa, ou seja, R$ 207,50 (duzentos e sete reais e cinqüenta centavos). Famílias com renda superior a esse critério poderão ser incluídas no CadÚnico, desde que sua inclusão esteja vinculada à seleção ou ao acompanhamento de programas sociais implementados pela União, estados ou municípios.
O CadÚnico é constituído por sua base de dados, instrumentos, procedimentos e sistemas eletrônicos, e sua base de informações pode ser usada pelos governos municipais, estaduais e federal para obter o diagnóstico socioeconômico das famílias cadastradas. Dessa forma, o CadÚnico possibilita a análise das principais necessidades das famílias cadastradas e auxilia o poder público na formulação e gestão de políticas voltadas a esse segmento da população.
O cadastramento das famílias é executado pelos municípios por meio da coleta de dados das famílias de baixa renda em formulário específico para esse fim.
Os cadastros são processados pelo Agente Operador do Cadastro Único – CAIXA – que é responsável por atribuir a cada pessoa da família cadastrada um número de identificação social (NIS) de caráter único, pessoal e intransferível.
Por meio do NIS os operadores do Cadastro Único poderão localizar as pessoas cadastradas, atualizar dados do cadastro, verificar a situação do benefício, caso exista, e realizar as ações de gestão de benefícios.
As principais informações das famílias cadastradas são:
características do domicílio (número de cômodos, tipo de construção, tratamento da água, esgoto e lixo);
composição familiar (número de membros, existência de gestantes, idosos, mães amamentando, deficientes físicos);
identificação e documentação civil de cada membro da família;
qualificação escolar dos membros da família;
qualificação profissional e situação no mercado de trabalho;
rendimentos; e
despesas familiares (aluguel, transporte, alimentação e outros).

Ver mais: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090408165046AAusLXF

UPE - inscrição e isenção VESTIBULAR 2011

O Vestibular da Universidade de Pernambuco 2011 apresenta suas novidades. As inscrições começam ainda este mês e haverá três novos cursos, todos no interior: medicina, direito e odontologia.

Este ano, as cotas para alunos de escolas públicas continuam, chegando a 20% do número de vagas. As inscrições para esse grupo começam antes. Os cotistas deverão se inscrever do dia 15 ao dia 30 de julho. Os demais candidatos fazem o mesmo a partir do dia 31 até 15 de agosto.
A UPE destaca a importância de o fera ficar ligado nas datas e nos grupos em que se encaixa. As informações foram divulgadas nesta terça-feira (13), durante coletiva na sede da universidade, em Santo Amaro, centro do Recife.

Serão 3.580 vagas, distribuídas em 44 cursos. Destas, 716 vagas são destinadas ao vestibular seriado, que este ano completa seu primeiro ciclo. Nesta modalidade, o aluno realiza provas durante todo o ensino médio.
Do total de vagas, tanto para o vestibular geral quanto para o seriado, 20% são destinadas para cotistas. Nesta categoria se encaixam os estudantes que tenham cursado os anos finais do ensino fundamental (do 5º ao 8º ou 6º ao 9º) e ensino médio em escolas públicas. Podem ser incluídos também alunos de projetos públicos de inclusão para conclusão do ensino médio, exceto supletivo.
Candidatos que tenham estudado em escolas privadas, mesmo como bolsistas, não poderão concorrer como cotistas. Segundo a presidente da Comissão do Vestibular 2011, Izabel Silva, o estudante que não puder comprovar essas condições no momento da matrícula será eliminado do processo de seleção.
Uma possibilidade para este ano é o aproveitamento de estudantes do Enem para preencher vagas restantes na UPE. De acordo com o reitor da UPE, Cerlos Calado, passada a fase de remanejamento do vestibular da instituição, as vagas restantes seriam encaminhadas ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O projeto espera aprovação do conselho da universidade.
"No ano passado, tivemos 70 vagas que não foram preenchidas. Se acontecesse este ano, por exemplo, poderiam ser aproveitados os alunos classificados pelo Enem", explica Calado. A medida só valeria para os cursos iniciados no segundo semestre.
ISENÇÃO
O candidato que comprovar renda familiar de até três salários mínimos está isento da taxa de R$ 100 cobrada pela inscrição. As provas serão em uma única fase, entre 28 e 30 de novembro. O resultado sai no dia 21 de dezembro.

NOVOS - Os três cursos serão localizados no interior, nos novos campi de Garanhuns e Arcoverde, no Agreste. No primeiro, será inaugurado uma faculdade de medicina, com 40 vagas.
Em Arcoverde, será instalado o primeiro curso público de direito no interior e o segundo no Estado. Serão 50 vagas. No câmpus, ainda serão oferecidas 20 vagas de odontologia. "Queremos fortalecer cada vez mais a interiorização, para permitir que os profissionais formados fiquem na região e contribuam com a sociedade", diz o reitor da UPE.
As inscrições para os três novos cursos só serão válidas para a segunda entrada. Até lá, o reitor acredita que todas as instalações estejam prontas e disponíveis para os estudantes.
Segundo o reitor Carlos Calado, a UPE planeja ainda abrir mais dois campi no interior: em Serra Talhada, com mais 40 vagas para o curso de medicina e em Palmares, onde serão ministradas aulas de enfermagem e sistemas de informação. "Neste momento estamos respeitando o momento da cidade, em virtude da tragédia que abateu a Zona da Mata Sul. Mas assim que pudermos, vamos nos reunir com o prefeito para debater a construção do câmpus em Palmares", afirma Calado.

PORTAL - A UPE vai colocar no ar o portal do Vestibular, onde serão feitas as inscrições, além de ter outras informações úteis ao candidato. O endereço www.upenet.com.br/vestibular entra no ar apenas nesta quinta (15). A instituição ainda lançará, em outubro, uma revista eletrônica, com o objetivo de aproximar os estudantes do ensino médio da universidade.

Ver mais: http://jc.uol.com.br/canal/educacao/noticia/2010/07/13/upe-tera-tres-novos-cursos-no-interior-de-pernambuco-228550.php