quinta-feira, 1 de abril de 2010

Por que preciso ter conhecimentos de inglês se não vou usar depois?

A necessidade de se ter inglês avançado ou fluente para obter aprovação nos processos seletivos é sempre um ponto de interrogação para os candidatos. Muitos se perguntam o porquê dessa exigência se conhecem outras pessoas que trabalham na empresa e não se utilizam do idioma. Outros afirmam ter um leque extenso de competências que parece desvalorizado por não saberem a língua.
Mas afinal, por que o inglês é tão importante?
A resposta é simples: a necessidade de um segundo idioma, hoje, é fundamental. O inglês é a língua mais visada pelo fato de ser possível utilizá-lo no mundo todo e, nesse caso, não importa se você vai precisar dele ou não como ferramenta de trabalho do dia a dia. O fato de você saber falar o idioma já mostra que teve a oportunidade de aprendê-lo, seja por meio de um intercâmbio, de um curso extracurricular ou porque seus pais o incentivaram desde cedo – cada um desses fatores, entre outros, mostram que você está ligado nas tendências da sociedade atual e procura se manter o mais atualizado possível, sempre buscando vivências diversificadas. Além de que, caso haja alguma situação atípica, que envolva qualquer negociação ou contato com outro país, estará pronto para dar conta do recado.
Assim, não pense que a empresa solicita a língua inglesa à toa: há sempre um motivo por trás dos requerimentos em processos seletivos e todas as etapas mostram ao gestor traços importantes do seu perfil.
Aprimore o seu inglês e boa sorte!

Fonte: http://blog.grupofoco.com.br/focotalentos/index.php/2009/12/16/por-que-preciso-ter-conhecimentos-de-ingles-se-nao-vou-usar-depois/

Trilíngue: MEC confirma que Enem 2010 terá provas de inglês, espanhol e francês

RIO - O MEC já definiu que o próximo Enem 2010 terá três línguas estrangeiras: inglês, espanhol e francês. Apesar de ainda não se saber ao certo quantas questões serão destinadas aos idiomas, o mais provável é que cada candidato possa optar por um deles, como ocorre nos demais vestibulares. O MEC assegura que o método de Teoria de Resposta ao Item (TRI), o sistema "antichute", minimizará a diferença do grau de dificuldade entre as provas.Diante de mais um ano de indefinições no Enem, candidatos que farão o exame pela primeira vez vivem um clima de apreensão e incerteza, como João Paulo Rispoli, aluno do 3 ano do Colégio _A_Z.- Se cair algo diferente de inglês, vou ter que chutar tudo, pois não domino espanhol ou inglês. Somos as novas cobaias do Enem - reclama o estudante, de 18 anos, que cursar Engenharia de Produção.Seu colega de turma Gabriel Sotero, de 15 anos, não está muito confiante no argumento do MEC de que as provas de língua estrangeira terão o mesmo nível de dificuldade. Apesar de estar adiantado na escola, ele fez o último Enem como treino e achou a prova grande demais. Com o acréscimo de questões de idiomas, ele teme que seja mais difícil administrar o tempo.- Não gostei do novo modelo, pois testa mais a sua resistência do que o seu conhecimento, principalmente no segundo dia, que inclui a redação. Agora, o TRI é justificativa para tudo, mas acho que o nível das provas pode ser diferente - opina Gabriel, que no último vestibular foi aprovado em Informática na Uerj e Sistemas de Informação na PUC-Rio.Candidata a uma vaga em Medicina, Isabela Fontes, que também fez o último Enem só como teste, endossa o discurso do amigo Gabriel sobre o TRI.- Soube a minha nota na última prova, mas não o peso de cada questão, o que é importante para eu me preparar para a minha carreira - diz a estudante de 17 anos.Marinheira de primeira viagem, Larissa Victória, também de 17, está na dúvida entre Comunicação Social e Direito, mas sua principal incerteza é em relação ao Enem.Fonte: http://www.zemoleza.com.br/noticia/1430153-mec-confirma-que-enem-2010-tera-provas-de-ingles-espanhol-e-frances.html

Enem será obrigatório para estudantes da rede pública a partir de 2010

14/05/2009 - 13h01
Enem será obrigatório para estudantes da rede pública a partir de 2010

Da Redação*Em São Paulo
DEshow('180x150',5,8);
Atualizada às 15h29

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) passará a ser obrigatório a todos os alunos do ensino médio público a partir de 2010. A decisão foi tomada na manhã desta quinta-feira (14), em reunião do MEC (Ministério da Educação) com o Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação). De acordo com o MEC, a prova poderá servir para certificar os cursos.

FONTE: http://educacao.uol.com.br/ultnot/2009/05/14/ult1811u313.jhtm