Para ter aceso aos meus SLIDES- PPTs é só visitar minha conta do SLIDE SHARE.
Clique aqui:
http://www.slideshare.net/TeacherHenry/presentations
sábado, 15 de setembro de 2012
UFPE decide na Terça calendário das inscrições para Vestibular 2013
Após definir o novo calendário letivo de 2012 em razão do fim da greve dos professores, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPE volta a se reunir na próxima terça-feira (18) para definir o cronograma do Vestibular 2013, cuja data de início da inscrição - prevista inicialmente para o dia 11 de setembro - será alterada para que a instituição se adeque à lei da cota social.
A UFPE espera que o Ministério da Educação envie, até esta sexta-feira (14), o decreto que regulamenta a lei. A partir desse detalhamento, o Conselho fará nova reunião para ajustar a lei ao vestibular. "Nossa expectativa é abrir as inscrições ainda em setembro", informou a pró-reitora acadêmica da UFPE, Ana Cabral.
A primeira fase do vestibular da UFPE - na qual será usada a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) - acontecerá nos dias 3 e 4 de novembro. A segunda fase, aplicada pela Comissão de Vestibular (Covest) da própria instituição, ocorrerá nos dias 2 e 3 de dezembro.
Ver mais: http://ne10.uol.com.br/canal/educacao/noticia/2012/09/13/ufpe-decide-na-terca-calendario-das-inscricoes-para-vestibular-2013-367566.php
A UFPE espera que o Ministério da Educação envie, até esta sexta-feira (14), o decreto que regulamenta a lei. A partir desse detalhamento, o Conselho fará nova reunião para ajustar a lei ao vestibular. "Nossa expectativa é abrir as inscrições ainda em setembro", informou a pró-reitora acadêmica da UFPE, Ana Cabral.
A primeira fase do vestibular da UFPE - na qual será usada a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) - acontecerá nos dias 3 e 4 de novembro. A segunda fase, aplicada pela Comissão de Vestibular (Covest) da própria instituição, ocorrerá nos dias 2 e 3 de dezembro.
Ver mais: http://ne10.uol.com.br/canal/educacao/noticia/2012/09/13/ufpe-decide-na-terca-calendario-das-inscricoes-para-vestibular-2013-367566.php
Vestibular unificado do IFPE oferecerá 6.178 vagas em 2013
Estudantes de nove câmpus (Recife, Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim, Caruaru, Garanhuns, Ipojuca, Pesqueira e Vitória de Santo Antão), além dos cursos de educação a distância fazem uma única prova
O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) vai realizar este ano o primeiro vestibular unificado com as nove unidades, com aumento de 72% do número de vagas oferecidas. Serão 6.178 vagas (em 2011 foram 3.500) disponíveis pelo vestibular tradicional. A oferta para cursos técnicos vai ser de 5.478 vagas, das quais 3.776 são na modalidade subsequente e as outras 1.702 na modalidade integradas.
Para os cursos superiores, serão 700 vagas. Além delas, o IFPE também oferecerá 664 vagas para serem preenchidas através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza a nota do Enem. Com isto, o total fica 6.842 com as duas modalidades de entrada (vestibular e Sisu).
Conforme a lei de cotas, metade das vagas disponíveis serão para estudantes da rede pública. Além disso, moradores da zona rural também vão ter um sistema de cotas especial.A inscrição será feita exclusivamente pela internet, de 1º a 18 de outubro, e a taxa será de R$ 20 para cursos técnicos e R$ 40 para cursos superiores. Quem quiser pedir isenção deverá fazer a solicitação de 24 a 26 de setembro. De acordo com o presidente da Comissão de Vestibular do IFPE, Rinaldo Malaquias, o fera que pretende solicitar a isenção da taxa deve se dirigir ao câmpus ou polo de ensino a distância de interesse e apresentar cópias do RG, histórico escolar, comprovante de renda da família e contas de energia de julho e agosto.
As provas serão realizadas no dia 16 de dezembro. As provas práticas do curso técnico inédito em instrumento musical acontece nos dias 8 e 9 de dezembro. A previsão do IFPE é que o listão de aprovados seja divulgado a partir do dia 4 de janeiro.
Uma novidade deste concurso é a saída do ponto de corte. Antes, caso o vestibulando zerasse uma das provas, seria eliminado, mas agora só será desclassificado quem zerar todos os exames. "Quando se busca repensar a forma de ensino e aprendizagem, possibilita-se que haja uma seleção menos excludente, oportunizando a entrada e valorizado as aptidões (dos candidatos)," disse Claudia Sansil, reitora do IFPE.
Ver mais: http://ne10.uol.com.br/canal/educacao/noticia/2012/09/14/vestibular-unificado-do-ifpe-oferecera-6178-vagas-em-2013-367742.php
sábado, 8 de setembro de 2012
ENEM 2013 TERÁ DUAS EDIÇÕES
Enem 2013: Para superar definitivamente as recentes polêmicas sobre o Enem a presidenta da Dilma Rousseff declarou que, à partir de 2013, o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, será realizado em duas edições no ano. O anúncio foi feito durante a solenidade realizada no Palácio do Planalto para comemora a meta de 1 milhão de bolsas de estudos distribuídas pelo Programa Universidade Para Todos – PROUNI.
Durante o pronunciamento, a presidenta fez comparações entre o ENEM e o PROUNI e a necessidade de melhoras na realização do ENEM. “O PROUNI também teve que ter suas adaptações e suas melhorias. É assim que se faz política pública. Como eu faria o Ciências sem Fronteira, o ProUni e o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) sem o Enem? (vale lembrar que todos utilizam como base a nota obtida pelo candidato na prova do Enem). Como seria o acesso democrático de todas as pessoas a essas oportunidades? Não seria.” Falou a presidenta durante o seu pronunciamento, ressaltando que as mudanças serão implantadas no Enem 2013 para alcançar a consolidação plena do exame.
O evento contou também com a participação do ministro da Educação, Fernando Haddad, que explicou o motiva pelo qual a edição do ENEM 2012 não teve duas edições. Segundo o Ministro, o que atrapalhou a realização de duas edições do Exame Nacional do Ensino Médio em 2012, foram as ações ajuizadas na Justiça referentes a vazamento de questões aplicadas na prova para um grupo de alunos de um curso pré-vestibular e de um colégio no Estado do Ceará. O Ministro afirma que questionamentos judiciais e do Ministério Publico, não deram a tranquilidade necessária para uma melhor elaboração do processo de aplicação de duas provas do Enem no ano de 2012, questionamentos que serão evitados no Enem 2013.
O Ministro da Educação também disse em seu pronunciamento, fazendo comparações entre o Enem e o ProUni, que o ultimo também recebeu varias criticas: “ se você recuperar as matérias de 2004, existia uma unanimidade contra o ProUni. Todos criticavam, escreviam editoriais, artigos de jornais. A academia não compreendia e os estudantes também não. Hoje, é um programa consolidado em que você vai aprimorando até o momento em que supera as dificuldades e passa para outros desafios.” Falou o Ministro.
O Enem passou a ter grande importância no cenário educacional do país, por esse motivo é grande a expectativa de que todos os seus problemas sejam resolvidos e que sua credibilidade não seja mais abalada com pequenos incidentes que ocorrem durante a sua realização.
Logo mais serão divulgadas novas informações sobre o Enem 2013. Acompanhe nossas atualizações periódicas e últimas notícias sobre o período de inscrição do Enem 2013, resultados, gabarito e calendário do Enem 2013.
VER MAIS: http://www.enem2013.org/enem-2013-tera-duas-edicoes.html
Assinar:
Postagens (Atom)