quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Visite meu 2º blog

Noticias sobre idiomas no mercado de trabalho.

VISITE: http://sagradocoracaocaruaru.com.br/ ou  http://professorhenry.zip.net/

Rápidas: Covest traz novidades em cursos específicos

Na coletiva de imprensa desta quinta-feira (26), a Comissão de Vestibular (Covest) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) divulgou algumas pequenas mudanças em nomes de cursos, grupos e vagas. Acompanhe:


» A graduação em hotelaria, que antes pertencia ao grupo 1 (administração), passa a integrar o grupo 8 (turismo). Na prática, os feras vão ter disciplinas específicas alteradas. No lugar de matemática, farão provas de língua estrangeira. Geografia está mantida;

» A licenciatura em artes cênicas, passa a se chamar licenciatura em teatro, enquanto a graduação em artes plásticas mudou o nome para artes visuais;

» Em música (instrumento), a Covest terá três novas vagas para percussão, saxofone e trombone, uma para cada;

» O curso de história, no câmpus do Recife, se desmembrou em licenciatura (docência) e bacharelado (pesquisa). As 110 vagas também foram divididas igualmente;

» O curso de oceanografia terá suas 25 vagas disponibilizadas apenas através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ou seja, o fera só precisa fazer o Enem, ficando isento das provas da 2ª fase da Covest.

Ver mais: http://jc.uol.com.br/canal/educacao/noticia/2010/08/26/rapidas-covest-traz-novidades-em-cursos-especificos-233989.php

Programe-se para o Vestibular 2011 da UFPE. Confira cronograma

A Covest divulgou, na manhã desta quinta-feira (26), as novidades do Vestibular 2011 da UFPE. Confira abaixo o cronograma de atividades da seleção que, neste ano, conta com novos cursos e mais vagas. O Enem continua valendo como 1ª fase do processo e a Covest, encarregada de elaborar as provas da 2ª.

08/09 a 10/10 - Inscrições para o Vestibular 2011 UFPE (apenas via internet e para os inscritos no Enem 2010).

08/09 a 14/09 - Solicitação de isenção da taxa de inscrição.

28/09/2010 - Divulgação da taxa da relação nominal dos beneficiados com a isenção da taxa de inscrição.

29/09 a 10/10 - Inscrição dos candidatos que obtiveram isenção da taxa de inscrição.

11/10 - Último dia para pagamento da taxa de inscrição, mediante recolhimento pela GRU-SIMPLES emitida a partir do site www.covest.com.br.

28/10 a 05 /11 - Período para consulta de dados para conferência, reclamação das divergências e alterações na inscrição. Período de exibição do Documento de Regularidade de Cadastro (DRC).

06/11 e 07/11 - Provas do Enem 2010 (Primeira Etapa do Vestibular 2011 UFPE).

14/11 - Primeira Fase do Teste de Habilidades Específicas para os candidatos aos cursos de Música - Prova de Solfejo (agendamento de horário).

17/11 - Divulgação dos Resultados da Primeira Fase dos Testes de Habilidades Específicas dos candidatos aos cursos de Música - Prova de Solfejo.

21/11 - Segunda Fase do Teste de Habilidades Específicas para candidatos aos cursos de Música - Prova de Instrumento/Canto (agendamento de horário).Exame de Aptidão para Dança (agendamento de horário).

23/11 - Divulgação dos Resultados dos Testes de Habilidades Específicas dos candidatos aos cursos de Música. Prova de Instrumento/Canto. Divulgação dos Resultados do Exame de Aptidão para Dança.

25/11 - Exibição do Comunicado de Confirmação de Inscrição (CCI) no site da Covest.

A partir de 25/11 - Impressão CCI, sob a responsabilidade do candidato, a partir do site da Covest.

05/12 e 06/12 - Provas da Segunda Etapa

Até 31/01/2011 - Resultado do Vestibular 2011 UFPE

Ver mais: http://jc.uol.com.br/canal/educacao/noticia/2010/08/26/programese-para-o-vestibular-2011-da-ufpe-confira-cronograma-233981.php

Com novos cursos e mais vagas, Covest inscreve a partir de 8 de setembro

A Covest divulgou, na manhã desta quinta-feira (26), as novidades para o Vestibular 2011 da Universidade Federal de Pernambuco. As inscrições começam no dia 8 de setembro e vão até 10 de outubro, apenas através do site da Covest. Serão 6.680 vagas, 163 a mais do que o ano passado. O investimento é de R$ 80.

Só poderão concorrer às vagas os alunos inscritos no Enem 2010, que correponderá à primeira etapa da seleção. O exame acontece nos dias 6 e 7 de novembro. Já a segunda fase, na qual os alunos realizam as provas específicas para cada área, estão marcadas para 5 e 6 de dezembro. Diferentemente do ano passado, a redação do Enem valerá como nota.
Do total de vagas disponibilizadas, 290 são para o segundo semestre de 2011, no qual ocorrerá um novo processo seletivo apenas para o grupo das engenharias (CTG).

Ver mais: http://jc.uol.com.br/canal/educacao/noticia/2010/08/26/com-novos-cursos-e-mais-vagas-covest-inscreve-a-partir-de-8-de-setembro-233972.php

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Joaquim Nabuco - Herói nacional - 100 anos sem ele!!!

Olá pré universitário,
Desde o início do ano vem se falando sobre Joaquim Nabuco - 100 anos de sua morte.
Acredito que é uma pedida para o ENEM 2011.
Faça algumas leituras para que você possa ter conteúdo para debater em uma redação.
P.s. Não poderia deixar a língua inglesa de fora. Um destes links leva você a um texto em INGLÊS.
Boa leitura!!!
http://veja.abril.com.br/130110/heroi-nacional-sempre-p-100.shtml

http://en.wikipedia.org/wiki/Joaquim_Nabuco

domingo, 15 de agosto de 2010

Tire suas dúvidas sobre o Enem

Veja respostas das principais dúvidas sobre o Enem:

Como o Enem pode ser usado para a seleção em universidades?
Desde o ano passado, as universidades podem usar o exame como fase única, com o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), como primeira fase do vestibular, combinado com o vestibular da instituição ou como fase única para as vagas remanescentes do vestibular.

Como saber quais universidades usam o Enem?
Ainda não há uma lista completa de universidades que usarão o Enem, mas a maioria das universidades federais usará a nota. O MEC orienta o estudante a pesquisar nas universidades de interesse.

A Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) usarão a nota do Enem?
Não. Neste ano, as duas universidades desistiram de usar a nota do exame, porque não seria possível usar o resultado para compor a primeira fase dos dois vestibulares. O mesmo ocorreu no ano passado, devido ao vazamento da prova.

Além do ingresso em universidades, para que pode ser usado o Enem?
Pessoas que não concluíram ou não cursaram o ensino médio podem fazer a prova para conseguir o certificado de conclusão. O Enem substituiu a prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) para os maiores de 18 anos que buscam o certificado. Para os não concluintes, a possibilidade já existia no ano passado, mas as regras para a certificação só foram estabelecidas pelo Inep em fevereiro de 2010. Já aqueles que não cursaram o ensino médio poderão participar do Enem pela primeira vez. Caso atinja a pontuação mínima exigida, que é de 400 pontos em cada uma das quatro áreas de conhecimento e 500 na redação, o candidato terá direito ao certificado.

Quem emite o certificado de conclusão do ensino médio?
A emissão do certificado é de competência das secretarias estaduais de educação. Os institutos federais de educação, ciência e tecnologia e os centros federais de educação tecnológica (Cefets) também podem fazer a certificação com base nos resultados do Enem. O candidato deve, no ato da inscrição, indicar a secretaria, instituto ou centro federal pelo qual pretende obter a certificação.

Como é a prova?
Tem 180 questões de múltipla escolha e uma redação. Neste ano, haverá pela primeira vez questões de língua estrangeira. O aluno deverá escolher entre inglês e espanhol. No primeiro dia de prova (6 de novembro), as provas serão de ciências da natureza e humanas, cada uma com 45 questões. No domingo (7 de novembro), os candidatos serão avaliados em matemática e linguagens, cada uma com 45 questões, e também terão de fazer uma redação.

Qual será o horário da prova?
No primeiro dia, o exame começará às 13h e acabará às 17h30. No segundo dia, o horário é das 13h às 18h30.

Quais as principais mudanças do Enem?
Até 2008, o Enem era uma prova clássica com 63 questões interdisciplinares, sem articulação direta com os conteúdos ministrados no ensino médio e sem a possibilidade de comparação das notas de um ano para outro. Desde o ano passado, o exame foi reformulado e aborda o currículo do ensino médio de modo interdisciplinar.

Quem vai elaborar o exame?
Os responsáveis pela elaboração serão o Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB) e a Fundação Cesgranrio. Os dois fizeram a prova do ano passado, em caráter de urgência, após o vazamento da primeira prova, elaborada pelo consórcio Connasel.

Haverá esquema de segurança para evitar nos vazamentos?
Segundo o Inep, as Forças Armadas, as forças policiais federais e estaduais atuarão na segurança do exame. Os Correios ficarão responsáveis pela distribuição.

Quantos estudantes devem fazer o exame neste ano?
A expectativa para este ano é de 4,5 milhões de inscritos, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep).

Fonte: G1

Ver mais: http://www.covest.com.br/default.asp

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Quanto ao Vestibular da UFPB

UFPB divulga calendário do Vestibular 2011
A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) já antecipou o calendário do vestibular 2011. As inscrições acontecerão de 10 a 29 de agosto do próximo ano.
Os exames da primeira etapa acontecem nos dias 21 de novembro (provas referentes à 1ª série do Ensino Médio) e 22 (referentes às 3ª série). Já a segunda etapa (com conteúdos programáticos da 3ª série) acontece nos dias 19 e 20 de dezembro.
A prova objetiva de cada disciplina, nos PSSs 1, 2 e 3, conterá oito (8) questões. As produções textuais (Redação) serão cobradas no PSS3.
Os programas das matérias estão disponíveis no endereço eletrônico da Coperve www.coper.ufpb.br.
Leia mais: http://www.colegiomotiva.com.br/html/noticias_arq.asp?cod=875

ATENÇÃO: A UEPB já está com as incrições concluidas!!!
Veja mais sobre a UEPB em:  http://vestibular.uol.com.br/ultimas-noticias/2010/06/14/uepb-recebe-inscricoes-para-o-vestibular-2011-a-partir-desta-segunda.jhtm

Concursos!!!

Olá pessoal!
Acabei de achar este site sobre concursos conforme ESTADO!!!
Sucesso!!!
http://www.concursospublicosonline.com/informacao/view/Concursos-Estaduais/Estado-de-Pernambuco/Concursos-em-Recife/

domingo, 1 de agosto de 2010

CONCURSOS

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES oferece 520 vagas;


A Escola de Administração do Exército (EsAEx) oferece 70 vagas.

VER MAIS: http://www.concursoseprovas.com.br/

CONCURSOS EM TODO NORDESTE:
http://concursosnobrasil.com.br/nordeste/

Alunos inscritos no CADúnico têm isenção garantida no vestibular da UPE

Do JC Online


Os alunos que estiverem inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CADúnico), do governo federal, tem a isenção da taxa de inscrição ao vestibular seriado ou tradicional da UPE garantida. Para ter esse cadastro, a renda familiar do estudante (todos os membros da família) deve ser de até três salários mínimos. Por pessoa, o rendimento não pode ultrapassar meio salário mínimo.
A inscrição no CADúnico é feita pelas prefeituras. No Recife, o estudante pode telefonar para o 0800 2810313 (segunda a sexta-feira, das 7h às 19h) e agendar o seu número de protocolo (número do agendamento), o dia, o local e endereço do posto de cadastramento mais próximo ao local onde reside, assim como as informações sobre a documentação necessária.
Quem mora em outra cidade deve entrar em contato com a prefeitura do município. Para saber mais detalhes sobre o CADúnico, basta acessar o site do Ministério do Desenvolvimento Social.
Atualmente o Cadastro Único conta com mais de 19 milhões de famílias inscritas.
Ver mais: http://jc.uol.com.br/canal/educacao/noticia/2010/07/30/alunos-inscritos-no-cadunico-tem-isencao-garantida-no-vestibular-da-upe-230534.php

Inscrições para o vestibular seriado da UPE começam neste domingo

Do JC Online


As inscrições para o vestibular seriado da Universidade de Pernambuco (UPE) começam neste domingo (1), apenas pela internet e vão até o dia 31. As datas variam de acordo com a série em que o estudante está matriculado e a aplicação das provas está marcada para novembro - 14 e 15 para alunos do 3º ano e 21 para alunos de 1º e 2º ano.
Das 44 graduações oferecidas pela UPE, 20% (3.580) delas serão destinadas ao vestibular seriado. Desse total, 143 são exclusivas para candidatos cotistas.
O ano de 2010 marca a conclusão do primeiro ciclo do seriado, quando 716 feras que iniciaram a maratona de provas no primeiro ano do segundo grau fazem a última etapa. As três notas são somadas e resultam numa média. No último ano, o aluno escolho o curso.
No próximo ano, a quantidade de vagas para este modelo vai aumentar, de acordo com o reitor da Universidade de Pernambuco, Carlos Calado. De acordo com ele, o vestibular seriado contribui para a melhoria de qualidade do ensino, já que o aluno é avaliado ano a ano. O mesmo estudante pode participar tanto do seriado quando do vestibular tradicional.

Ver mais: http://jc.uol.com.br/canal/educacao/noticia/2010/07/31/inscricoes-para-o-vestibular-seriado-da-upe-comecam-neste-domingo-230698.php